Resultante da crescente importância do ensino de línguas estrangeiras, a ocupação profissional de coordenador da área de Língua Inglesa vem ganhando maior presença dentro do sistema educacional. Não só a presença, mas as suas responsabilidades e amplitude de atuação também estão maiores.

A gestão pedagógica destes processos, exige dos profissionais, novos saberes e habilidades. Para além do domínio técnico do ensino da língua, estes coordenadores têm que lidar com os novos desenhos curriculares dos cursos regulares e extracurriculares, com as várias abordagens para o ensino de línguas estrangeiras,  com a compreensão de diretrizes nacionais e internacionais, com a gestão da comunidade escolar (professores, coordenadores e diretores pedagógicos, alunos, pais, parceiros externos, etc), com o aconselhamento de jovens que querem concorrer a oportunidades de estudo no exterior. Enfim, falar em coordenação de língua inglesa na atualidade é falar em uma complexa liderança de processos, pessoas e resultados.

Programa

01/09
Sexta-feira

02/09
Sábado

15/09
Sexta-feira

16/09
Sábado

29/09
Sexta-feira

30/09
Sábado

Manhã: 8h30 às 12h30

Identidade do Coordenador pedagógico
Prof. Nilton Mendes

O currículo no contexto escolar
Prof. Claudio Picollo

Programas Bilíngues
Profa. Rita Ladeia

Avaliação: conceitos e instrumentos
Prof. Eduardo Francini

A aprendizagem visível
Prof. Mirela Ramacciotti

A formação do adulto professor
Profa. Cleide Terzi

Tarde: 13h30 às 17h30

Legislação: diretrizes nacionais e internacionais para o Ensino de Língua Inglesa
Prof. Eduardo Francini

O currículo de Língua Inglesa
Prof. Airton Pretini Junior

Abordagens pedagógicas
Profa. Sandra Rodrigues

Gestão de Professores
Profa Andrea Baena

Introdução à Ciência da Mente, Cérebro e Educação
Prof. Mirela Ramacciotti

Gestão da Comunidade Escolar
Profa. Sandra Rodrigues

Faça sua pré inscrição no formulário abaixo.

Para mais informações:
envie e-mail para atendimento@saopauloopencentre.com.br
ou ligue para (11)5683 2683(SPOC)

Público alvo: Professores de língua inglesa, coordenadores, diretores

R$ 2160,00 ou 4X R$540,00

  • À vista através de transferência bancária
  • 4 vezes no cheque
  • 4 vezes no cartão de crédito (sem juros)

Relação de Docentes

Airton Pretini é professor de inglês como língua estrangeira desde 1988, é doutorando em Linguística Aplicada pela UNICAMP e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, bacharel e licenciado em Letras – Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É também bacharel em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado. É pesquisador do LACE – Linguagem em Atividades no Contexto Escolar, grupo de pesquisa coordenado pelas Profas. Dras. Maria Cecília Magalhães e Fernanda Coelho Liberali na PUC-SP, tendo como área principal de interesse a relação teoria-prática na formação de professores. Atua como coordenador do currículo internacional IB Diploma Programme na Escola Castanheiras, como docente no curso de pós-graduação em Didática da Educação Bilíngue do Instituto Singularidades, como docente no curso de Pedagogia da FEDUC – Faculdade do Educador e também em cursos de especialização na área de formação de professores na COGEAE.

Andréa Baena é graduada em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica, possui certificado de CPE e DELTA da Universidade de Cambridge. Tem mais de 30 anos de experiência como professora (Cultura Inglesa e Red Balloon) preparando alunos para os exames Cambridge English. Há 15 anos atua como capacitadora de examinadores orais para os exames de Cambridge e tutora de cursos de metodologia de Cambridge (CELT-S, ICELT e DELTA). Atuou como coordenadora de professores responsável pelo recrutamento, seleção e treinamento inicial e acompanhamento pós contratação. É diretora de projetos especiais e ministra cursos e workshops no São Paulo Open Centre.

Claudio Picollo: Graduado em Letras Germânicas – Bacharelado/ Licenciatura pela PUC-SP, Português, Inglês, Latim (1971), mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP (1981) e doutorado em Educação (Currículo) pela PUCSP (2005). É vice-líder do GEPI – Grupo de Estudo e Pesquisa em Interdisciplinaridade e coordena o Projeto  Pensar e Fazer Arte junto ao GEPI. Atualmente é professor assistente-doutor do Departamento de Inglês da PUCSP. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, Educação: Currículo – linha Interdisciplinaridade, formação de professores em geral e de Inglês, currículo e Projeto de Pesquisa.

Cleide do Amaral Terzi
Formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, Mestre em Supervisão e Currículo pela PUC/SP. Assessora e Consultora Educacional de Ronca e Terzi Serviços e Treinamentos. Coordena grupo de formação de educadores de escolas particulares e públicas. Autora dos livros: “A Prova Operatória”, “A Aula Operatória” e “O Pensamento parece uma coisa à-toa”. Coautora do livro: “Aprendizagem do adulto professor”, “ Narrativas de Educadores: mistérios, metáforas e sentidos” ,  “A voz de Professores de Artes: Encontro entre Universidade e Ensino Fundamental” e “Sala de aula- quando eu entro e fecho a porta, quando eu entro e abro a porta”.

Eduardo Francini Graduado em Letras e Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL – UNICAMP) e graduando em pedagogia. É diretor assistente no CLQ – Colégio Luiz de Queiroz (Piracicaba-SP). Professor e consultor pedagógico; examinador oral de Cambridge English Language Assessment, Departamento de Exames da Universidade de Cambridge; foi coordenador e assessor do programa de dupla certificação no Brasil (Texas Tech University e University of Missouri High School).

Mirela Cunha Cardoso Ramacciotti formada em Direito pela USP; licenciada em inglês pela Universidade Mackenzie; habilitada em tradução pela Associação Alumni; pós-graduada em Linguística Aplicada pela Universidade de Birmingham e em Neurociências e Psicologia Aplicada pela Universidade Mackenzie e com curso de extensão em Mind, Brain and Education pela Harvard Extension School of Education. Com uma atuação de mais de 28 anos em escolas de inglês como língua estrangeira; coordenou equipes, dirigiu escola, treinou professores e elaborou materiais para o ensino de inglês além de ser examinadora oral dos exames Cambridge English credenciada pelo São Paulo Open Centre. Atualmente presta consultoria educacional e divulga a ciência da Mente, Cérebro e Educação pelo site www.neuroeducamente.com.br

Nilton Mendes Doutorando e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP. Tem experiência como professor de Inglês e formador de professores nos contextos de EFII, Ensino Médio, Pós-Graduação e institutos de idiomas. Atualmente, trabalha como professor de Inglês de EFII e Médio, como coordenador de área de Línguas Estrangeiras e como formador de professores de línguas.

Rita Ladeia
Mestre em Linguística Aplicada pela Unicamp, graduada em Letras pela PUC-SP e na área de formação de professores para Educação Bilíngue. É doutoranda em Educação, está desenvolvendo pesquisas sobre Educação Bilíngue e formação de professores. Trabalhou como professora de inglês, formadora de professores e desenvolvedora de recursos didáticos para diversas escolas de línguas em São Paulo, dentre elas a Associação Alumni e a Cultura Inglesa. Apresentou resultados de suas pesquisas em congressos como Braz-Tesol, ALED Brasil (UFPE), CONEL (UFES), SETA (Unicamp), bem como em eventos no exterior, como TESOL em Dallas, Texas, e em Portland, Oregon, na Conferência Internacional da OMEP, em Shanghai, China, no Congresso BilingLatAm (Educação Bilíngue na América Latina, em Valparaíso, Chile), etc.

Atualmente, é coordenadora do curso de Pós-Graduação em Bilinguismo e Educação Bilíngue no Instituto Singularidades e leciona em uma escola de Educação Básica. Trabalha com formação de professores e como assessora nas áreas de planejamento e desenvolvimento de currículos bilíngues para diversas escolas.

Sandra Rodrigues atua como educadora há 18 anos. É diretora da Smart Learning Brazil onde desenvolve materiais e estratégias para trabalhar com projetos educacionais. Trabalhou como coordenadora do programa Juan Uribe Schools e atualmente assessora professores e coordenadores na implementação de PBL (Project-Based Learning). É colaboradora de workshops da Oxford University Press e de cursos de extensão no Instituto Singularidades e São Paulo Open Centre. Graduada em Pedagogia, possui especialização no ensino de inglês para crianças e adolescentes e é mestre em Educação pela Open University do Reino Unido.