As 100 Linguagens do Educador - Vivencias inspiradas na abordagem de Reggio Emilia

As 100 Linguagens do Educador – Vivencias inspiradas na abordagem de Reggio Emilia

R$864,00

Ou em até 3x de R$288,00
Sem Juros - PagSeguro

Parcelamento PagSeguro

1x de R$864,00 *sem juros3x de R$288,00 *sem juros5x de R$188,61 com juros7x de R$138,62 com juros9x de R$110,92 com juros11x de R$93,33 com juros
2x de R$432,00 *sem juros4x de R$232,40 com juros6x de R$159,43 com juros8x de R$123,03 com juros10x de R$101,23 com juros12x de R$86,75 com juros
Categoria

Descrição

Este curso tem como objetivo explorar as dimensões, éticas, estéticas e políticas articuladas na abordagem de Reggio Emilia, com enfoque em aspectos relacionados ao registro da prática didática e elaboração de portfólios digitais.

Serão analisadas modalidades de portfólio e teremos como referencial teórico Lóris Malaguzzi, Don Lorenzo Milani, Marina Castagnetti, Vea Vecchi, Paola Cagliari, Claudia Giudici, Lella Gandini, Carla Rinaldi e Bruno Rossi.


Objetivos

Promover uma abordagem prática- reflexiva dos seguintes questionamentos:

  • Tenho consciência de todas as minhas potencialidades?
  • Quais são as linguagens da infância?
  • O que acontece com as nossas linguagens quando nos tornamos adultos?
  • A consciência corporal faz parte do meu trabalho?
  • Como transformar um corpo docente em um corpo que sente?
  • Favorecer o desenvolvimento das linguagens é produto ou processo?
  • O que é a educação do olhar?
  • O que é um registro fotográfico?
  • O que determinamos como foco em um registro fotográfico?
  • E o que não focamos, o que acontece com o resto da imagem?
  • Qual narrativa imagética comunico com as fotos que registro da minha prática pedagógica?
  • O que é e como organizar um ambiente educador?
  • Luz, sombra, projeção, panos, pequenas instalações, visores, espelhos, lupas, reorganização espacial, por onde começar?
  • O que é a poesia na sala de aula?
  • Como transformar o terceiro educador em um espaço de poesia?
  • Quais materiais e como os organizo para favorecer o processo de criação das crianças? Como utilizar a documentação pedagógica para incentivar a participação da comunidade escolar?
  • Como organizar um portfólio com todas as respostas das perguntas acima?

Conteúdo

  • As Cem Linguagens do Educador
  • Referencial teórico: pesquisa, investigação, reflexão, prática e reorganização
  • A Educação do Olhar: registro, edição, publicação e intencionalidade
  • As Cem Linguagens no Cotidiano Escolar
  • A Organização do Ambiente Educador
  • A Construção do Portfólio Digital

Público alvo: professores de língua inglesa, coordenadores e diretores de escolas bilíngues


Docentes

 


Elana Gomes: 
Formada em Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela FAAP e mestre em Formação de Formadores pela PUC – SP. Atuou como formadora de professores em projetos como Educação Inclusiva Instituto APAE SP, Instituto Rodrigo Mendes e Mais Diferenças. Coaching de gestores no programa Tutoria Pedagógica, Fundação Itaú Social. Formadora de gestores e professores no Programa Escola de Educação Integral CENPEC e de professores pelo Instituto Ayrton Senna – Solução Educacional RJ. Programação e coordenação de projetos de cultura e geração de renda na Agência Popular Solano Trindade e responsável pelo currículo de Artes Visuais da Escola Móbile Integral.

 

 

 



Sandra Rodrigues: 
Fundadora da Smart Learning Brazil, desenvolve estratégias para trabalhar com projetos educacionais e assessora professores e coordenadores na implementação de PBL (ProjectBased Learning). É colaboradora de workshops da Oxford University Press e de cursos de extensão no Instituto Singularidades e São Paulo Open Centre. Pesquisadora da abordagem de Reggio Emilia, em maio de 2017 apresentou o seminário “L’insegnamento delle lingue inglese ai bambini e alle bambini brasiliane secondo il progetto Smart Learning Brazil: una prospettiva comparata con il Reggio Approach”. O seminário foi realizado na UNIMORE (Universidade de Modena e Reggio Emilia) para alunos da pedagogia, professores e especialistas da Reggio Children. Graduada em Pedagogia, possui especialização no ensino de inglês para crianças e adolescentes e é mestre em Educação pela Open University do Reino Unido.

 

 

Data:15 e 16 de janeiro 2018
Horário: 9h às 18h
Carga horária:16 horas


Valor de investimento

  • R$ 864,00

OBS.:No valor acima estão inclusos materiais de apoio ao curso, material digital, certificado, coffee break e almoço


Forma de pagamento

  • à vista no débito e/ou transferência bancária
  • cartão de crédito: até 3 vezes sem juros ( 3x de R$ 288,00)