A programação de cursos de verão 2018 está estruturada em 2 eixos:

  • Integration of Content and Learning: um diálogo entre a língua inglesa e outras linguagens, especialmente as Artes
  • Learning and the Learner: estas áreas de conhecimento juntas, fornecem uma base conceitual e teórica para que os professores possam desenvolver o seu entendimento sobre ensinar e aprender. Conhecer teorias sobre First Language, Second Language Learning, abordagens metodológicas, conhecer os nossos alunos e seus diferentes perfis, trabalhar a disciplina de maneira respeitosa e encorajadora na relação com crianças, adolescentes e adultos, bem como os diferentes contextos de aprendizagem serão conteúdos dos cursos desta programação

7 cursos para atender a professores e lideranças educacionais que atuam na Educação Básica e também no Ensino Superior.

Objetivos do Curso

Vivencias inspiradas na abordagem de Reggio EmiliaEste curso tem como objetivo explorar as dimensões, éticas, estéticas e políticas articuladas na abordagem de Reggio Emilia, com enfoque em aspectos relacionados ao registro da prática didática e elaboração de portfólios digitais.

Serão analisadas modalidades de portfólio e teremos como referencial teórico Lóris Malaguzzi, Don Lorenzo Milani, Marina Castagnetti, Vea Vecchi, Paola Cagliari, Claudia Giudici, Lella Gandini, CarlaRinaldi e Bruno Rossi.

Objetivos do curso

  • Conhecer a Disciplina Positiva como abordagem socioemocional que foca no desenvolvimento de habilidades de vida.
  • Vivenciar atividades práticas sobre os conceitos e ferramentas da Disciplina Positiva para educadores-vivências que poderão ser utilizadas com alunos.
  • Discutir brevemente cada capítulo do livro Disciplina Positiva em sala de aula e conceitos relacionados à educação socioemocional.

Objetivos do Curso

  • Caracterizar o que é um bilíngue do ponto de vista da aquisição da linguagem;
  • Descrever como uma criança desenvolve sua língua nativa (L1);
  • Investigar o que é língua 2 e como ela se desenvolve: as semelhanças e as diferenças e como isso se aplica ao contexto de Educação Bilíngue no Brasil.

Objetivos do curso

Este é um curso de curta duração que traz à tona algumas possibilidades de uso da música como ferramenta para potencializar o processo de alfabetização de crianças em contexto escolar bilíngue. As atividades são apresentadas parte em português, parte em inglês, com o intuito de manipular a língua através de uma outra linguagem, a música

Objetivos do curso

  • Oferecer conhecimento de alguns perfis cognitivos, comportamentais e como eles influenciam no aprendizado e no desenvolvimento de planos de aula.
  • Desmistificar o paradigma de que só existe um tipo de abordagem para cada aluno.
  • Discutir sobre domínio e criatividade por faixa etária e como os planos de aula podem levar em consideração esses períodos, dialogando com os perfis cognitivos e comportamentais

Objetivos do curso

Apresentação da abordagem EMI (English as a Medium of Instruction) conceitos e desafios para sua implementação; cenários nacionais no ensino superior; papel do professor especialista e do professor de língua inglesa. Análise de um estudo de caso.

Objetivos do curso

Estar totalmente consciente de nosso estado mental e físico (atenção plena) e pensar sobre nosso pensamento (metacognição) são dois processos aprendidos que nos aproximam da maximização do nosso potencial de aprendizagem. Entendê-los para aplica-los em sala de aula será o objetivo maior dessa capacitação